quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O 1º Chakra – Chakra Básico

Ele é chamado pelos hindus de Muladhara, e em sânscrito significa suporte. Está na base da coluna (no último osso, cóccix), mais exatamente na região do períneo. Sua abertura está voltada para baixo, para a terra.  É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.

Ele está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar a nossa vida diante de situações de perigo ou de decisão.

O chacra básico apresenta a cor vermelha, e, como já vimos, é ligado ao elemento terra, e rege também os órgãos que dão estrutura ao corpo (ossos, músculos, coluna vertebral, quadris), as pernas e aos pés. Dessa forma, esse chacra nos oferece um suporte, uma estrutura para vivermos no plano terrestre, pois é ele que nos conecta a terra e a existência.

É comum que pessoas com depressão ou que já atentaram contra a própria vida estejam com esse chacra fragilizado. Pessoas muito apegadas a coisas materiais, que acumulam coisas antigas costumam ter problemas de intestino preso e isso reflete um mau funcionamento do chacra básico. Pessoas prósperas e com boa saúde costumam ter um chacra básico igualmente saudável. A missão desse chacra é fazer com que caminhemos com equilíbrio no planeta Terra e ele expresse a saúde do corpo físico como um todo.


Curiosidades

Cor: Vermelho

Pedras mais usadas: Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita

A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.

Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".

Nenhum comentário:

Postar um comentário